Em nosso percurso em companhia do chapéu, percebemos que sua presença poderia fazer a diferença em determinados grupos, seja por meio de seu uso ou através de seu desenvolvimento. Assim mobilizamos nosso conhecimento da técnica e o desejo de transformar ao menos um pouquinho o mundo em que vivemos, levando alegria, esperança e empoderamento. ​​​​​​​​​​​​​​

OFICINA DO CHAPÉU

O projeto Oficina do Chapéu foi desenvolvido entre os anos de 2016 e 2017 na Rede Feminina de Combate ao Câncer, da cidade de Blumenau, com um grupo de mulheres que padeciam de câncer de mama e que frequentavam a entidade.

 
A Oficina consistia na criação e construção de chapéus que seriam usados por elas e protegeriam as cabeças calvas, resultado da quimioterapia.


Por meio da confecção dos chapéus, essas mulheres criaram laços de amizade e companheirismo, além de aumentarem a autoestima através do uso do acessório.

PALHA DO BUTIÁ

Através do conhecimento, história e cultura da palha de butiá, presente no litoral sul do estado de Santa Catarina, buscamos conscientizar a população da importância da preservação, tanto da floresta do butiá, bem como da sustentabilidade social gerada pela técnica do trançado da palha dessa planta, feita pela comunidade local. 


Por meio do trabalho em conjunto, as traças de palha de butiá são transformadas em chapéus que encontram-se presentes em nossas criações. Metade da renda dos chapéus feitos com essa palha, é revertida para a comunidade de mulheres trançadoras. 

My Image
My Image
My Image